31 outubro 2009

Melhores e piores de outubro

Com o final de outubro, é hora dos melhores e piores do mês na opinião da equipe do Universo HQ. E foi um mês com muita, muita variedade, tanto em bancas e livrarias, quanto no 6º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Mas desta vez estamos bem desfalcados, pois Sérgio Codespoti, Ronaldo Barata, Zé Oliboni e Diego Figueira não participam, por terem lido pouco.

Vale lembrar: as opiniões são pessoais e não precisam ser sobre um lançamento do mês.

Não há limite para as indicações dos melhores, que não são listados necessariamente em ordem de preferência; e nem pros piores.

Baita HQ europeia este FrankensteinSidney Gusman

Melhores: Robinson Crusoé e Frankenstein (Salamandra), Powertrio, Cabaret e Overdose (HQs independentes do grupo Mondo Urbano), Macanudo # 2 (Zarabatana), Grande Clã # 2 (independente), Y – O último homem # 1 e Homunculus # 8 (Panini), Almanaque Gótico # 2 (independente) e The Umbrella Academy – Suíte do apocalipse (Devir)

Piores: Invasão Secreta # 7 e Crise Final # 3, da Panini, e Melodia Infernal # 1 e # 2, da Conrad

Belo álbum de HellboyMarcelo Naranjo

Melhores: Eu sou Legião e Marvel Apresenta # 35, da Panini, e Hellboy - A capela de Moloch / O vigarista (Mythos)

Pior: nenhum





Um clássico da DisneyMarcus Ramone

Melhores: Tex # 479, Tex # 480 e Zagor # 102 (Mythos), História e glória da Dinastia Pato # 1 (Abril) e Little Lit – Fábulas e contos de fadas em quadrinhos (Companhia das Letras)

Piores: Super Strikas # 2 e # 3 (Abril)



Quer um quadrinho diferente? Confira este álbum.Eduardo Nasi

Melhores: Umbigo sem fundo e Nova York - A vida na grande cidade (Quadrinhos na Cia.), Aya de Yopougon - Volume 1 (L&PM), Wagner e Beethoven - C'era una volta il west (HQ online), Eu sou Legião (Panini), Abstract Comics (Fantagraphics), Asterios Polyp (Pantheon) e Conversations # 1 (Top Shelf)

Piores: Trindade # 1 (Panini)

Um clássico dos mangás, enfim, publicado de forma decente no BrasilGuilherme Kroll Domingues

Melhores: Mesmo Delivery (Desiderata), 10 Pãezinhos - Crítica (Devir), Surpreendentes X-Men – Volume 1 e Naruto # 25 (Panini), Ranma ½ # 1 e # 2 (JBC), MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas (Panini), Shenzhen, Crônicas Birmanesas e Macanudo # 2 (Zarabatana) e Sandman - Um jogo de você (Conrad)

Pior: nenhum

Marvel Max é uma boa opção nas bancas atualmenteRicardo Malta Barbeira

Melhores: Marvel Max # 69, # 70, # 71 e # 72 (Panini) e Mesmo Delivery (Desiderata)

Pior: Nenhum






Liniers está sensacional neste álbumDelfin

Melhores: Alpha... directions, de Jens Harder (Actes Sud/L'An 2), MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas (Panini), Wagner e Beethoven (webcomic), O pintinho (webcomic), Beleléu (independente), Edén, de Kioskerman (Sudamericana), Macanudo 2 e Shenzhen (Zarabatana), Nebuli, de Becky Cloonan e Vasilis Lolos (independente), Viking # 1 (Image), Powertrio, Cabaret, Overdose e Encore (HQs independentes do grupo Mondo Urbano), Ato 5 (independente) e A balada de Johnny Furacão, de Eduardo Felipe (ainda inédita)

Piores: Pixu, Saída 3 (Graffiti 76% Quadrinhos), Caraminhola # 1 (independente) e Erma Jaguar (Martins Fontes)

Sem dúvida, este um dos grandes lançamentos do anoLielson Zeni

Melhores: J. Kendall - As aventuras de uma criminóloga # 59 (Mythos), Perramus - Dente por dente (Globo Graphics), MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas e Homunculus # 7 e # 8 (Panini), Epiléptico # 1 (Conrad) e Wagner & Beethoven - Colonnese 88 (webcomic)

Pior: Tarja Preta # 6 (independente)

Neste álbum, Craig Thompson fez uma das HQs mais tocantes de todos os temposAndré Sollitto

Melhores: Preacher - Volume 7 - Salvation (Vertigo), História e glória da Dinastia Pato # 1 (Abril), Retalhos (Quadrinhos na Cia.) e Superman - As quatro estações (Panini)

Pior: nenhum

21 outubro 2009

Esses tais quadrinhos abstratos

Nesta quarta-feira tem coluna atualizada no Universo HQ. É a Cada um no seu quadrinho.

Desta vez, o jornalista Eduardo Nasi aproveita o gancho do lançamento do livro Abstract Comics, da Fantagraphics, nos Estados Unidos, para falar dos tais quadrinhos abstratos e as possibilidades que eles oferecem.

Será que isto sai no Brasil?Mais do que isso. Ele ainda faz um link com a chegada dos leitores eletrônicos, como Kindle, ao Brasil e as possibilidades que essas mudanças oferecerão aos autores nacionais.

Para conferir o texto, é só clicar aqui.

E, como é costume, pode comentar à vontade.

19 outubro 2009

Lucía, Luis y el lobo

Fui neste fim de semana à Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, onde vi os dois vídeos abaixo. Trabalho dos chilenos Niles Atallah, Cristobal Leon e Joaquin Cociña.

Aí reproduzo aqui não só porque a animação é sensacional, mas porque percebi uma certa relação com o recém-lançado Pixu, álbum de terror de Gabriel Bá, Becky Cloonan, Vasilis Lolos e Fábio Moon:

LUCIA from diluvio on Vimeo.



LUIS from diluvio on Vimeo.

O pintinho


Nem sempre é atualizado, mas o blog da Alechandra com X possui tiras nonsense como esta acima, que alguns mais antenados já conhecem. Verdadeiras pérolas, direto de uma das grandes redações do país. Se eu fosse você, ia conferir!

14 outubro 2009

Como foi o 6º FIQ


Hoje não temos coluna no Universo HQ, pois entrou no ar a matéria sobre o 6º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, que agitou a capital mineira de 6 a 12 de outubro.

Clicando aqui, você confere tudo que melhor e pior aconteceu no FIQ. E com direito a muitas, muitas imagens.

Como já é praxe, aguardamos seus comentários. Mesmo que não tenha visitado o evento! :-)

07 outubro 2009

E você, o que compra?

Para poder ir ao 6º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte com calma, o ritmo desde a última semana foi punk.

Tex colorido, em formato maior, uma das apostas da Mythos para outubroAlém de adiantar as coisas no meu trabalho, tive que organizar as coisas do Universo HQ para a cobertura do evento. Com isso, infelizmente, não consegui tempo para escrever minha coluna.

Mas na noite da terça-feira, quando estava finalizando a edição do Checklist de outubro, tive a ideia de pedir aos leitores que comentem o listão de lançamentos do mês.

Afinal, muito se diz que o mercado está em crise, mas teremos quase 130 títulos sendo lançados em outubro! Uma prova de que há público, sim, para os quadrinhos, mas ele é cada vez mais segmentado.

Concorda?

E você, o que comprará dessa lista de lançamentos? Comente à vontade.

02 outubro 2009

Olimpíada brazuca

A primeira Olimpíada do Brasil (e da América do Sul) finalmente vai acontecer. As discussões pró e contra, que já se desenrolavam, vão aumentar ainda mais, só que agora a coisa não tem mais volta.

Enquanto isso, a Turma da Mônica homenageia a Cidade Maravilhosa pelo feito histórico, nessa ilustração que Mauricio de Sousa acaba de divulgar via Twitter e assessoria de imprensa.

Mas... você é contra ou a favor dos Jogos Olímpicos tupiniquins?


Mais diferenças entre nós


Volta e meia tem um leitor que pergunta:

- Como é que vocês podem gostar dessa HQ se ela é tão ruim?

Opa, peraí: vocês quem?

Como o Sidão falou na semana passada, a gente mesmo discorda, e muito, nas opiniões.

Um exemplo disso está nas resenhas de hoje. Enquanto o Sidão dá nota 3,0 pra Invasão Secreta, eu dou 4,0 pra Crise Final.

Pode parecer que toda a equipe está curtindo a onda de minisséries de super-heróis que tomou as bancas, mas não é bem assim.

Na verdade, não é nada disso. O Sidão tá odiando Crise Final. Diz que a # 3 vai pros nossos piores do mês. Detona até o J.G. Jones: "o desenho do Jones, pra mim, está um lixo. Feio demais", diz nosso editor-chefe.

Já eu acho que Invasão Secreta está uma chatice sem fim. Tenho a impressão que todo mês a história mostra um monte de super-heróis batendo em alienígenas. E só. Nada muda nunca, nada evolui. As HQs interligadas dos Vingadores bem mais interessantes que a série em si - nisso, pelo menos a Marvel parece levar vantagem em relação à DC.

Pra pôr mais lenha na fogueira de gibis, retomo o debate da semana passada e digo que estou acabando Umbigo sem fundo. E estou adorando - como o Lielson, que, aliás, também gosta de Crise Final.

E aí? Quem concorda com quem?