13 maio 2009

Leitor anônimo foi responsável pelo furo do dia


"Fechamos, sim, com o Liniers e devemos estrear na semana que vem as tiras dele na Ilustrada. São demais."

A frase é do editor de arte da Folha, Fábio Marra, em depoimento para Telio Navega, do blog Gibizada.

E assim se encerra a história que começou um dia atrás com um comentário do autor anônimo do blog Meandros. Foi ele quem catou, nos comentários do blog de Liniers, a informação de que Macanudo sairá no Brasil.

Leitor do Blog do Universo HQ, ele deixou a notícia nos comentários sobre a tira Macanudo feita pelo brasileiro Adão Iturrusgarai.

A descoberta de "Meandros" acabou pautando alguns dos principais veículos que cobrem a área de quadrinhos no Brasil. A informação também repercurtiu pra dedéu no microblog Twitter - e comprovou mais uma vez que Liniers fascina a internet brasileira.

A apuração foi coletiva: cada jornalista apurou uma parte da informação. O Universo HQ postou a informação aqui e a replicou no site. A seguir, recebemos a confirmação do sempre atento Claudio Martini, da Zarabatana. O Érico Assis, do Omelete, falou com Sylvia Colombo, editora do caderno Ilustrada. Mais tarde, Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos, e Telio Navega confirmaram a negociação com o editor de arte da Folha.

Toda essa horizontalidade da informação em rede é sinal dos tempos de internet, claro.

Mas é preciso reconhecer: quem deu a largada foi, insisto, o anônimo "Meandros". Ele merece todo o crédito.

De novo: valeu, "Meandros".

E que venha Macanudo.

3 comentários:

Télio Navega disse...

Obrigado, Meandros. E o que seria de nós, jornalistas, sem o Twitter?

Guilherme Neto disse...

Sem querer dar uma de invejoso, aconteceu algo parecido com a notícia sobre o cancelamento de Peach Girl e Éden pela Panini (na segunda vez).
A notícia tava lá no site oficial da Panini, meio escondida, havia algun dias. Eu vi e divulguei no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=8418389&tid=2584332476847911516&kw=peach+girl). No dia seguinte estava em todos os sites XD

Anônimo disse...

Well, de nada de novo. Já estou ficando sem graça...