04 maio 2008

Star Wars em Bruxelas

A exposição de Star Wars realizada em Bruxelas, na Bélgica, faz parte de um tour mundial, e por coincidência também está sendo exibida no Brasil. Eu e o Nasi visitamos o evento, como ele explicou aqui.

A primeira impressão da exposição de Bruxelas é que os ambientes ficaram muito escuros, sem necessidade. Além disso, a julgar pelas fotos do Nasi, muitos dos objetos são diferentes nas duas exposições.

Em Bruxelas havia um pouco de tudo, mas com uma ênfase nas maquetes e roupas do Episódio I - A Ameaça Fantasma. Entre os destaques estavam os vilões: Darth Vader, Darth Maul, Boba Fett e Jango Fett. Para contrabalancear também estavam em exibição R2-D2, C3-P0 e Yoda.

Os objetos apresentados (naves, criaturas, roupas, apetrechos, desenhos de produção, maquetes) são curiosidades, muito mais interessantes para os aficionados por Guerra nas Estrelas (e amantes dos efeitos especiais), do que para um espectador comum.

Eu me incluo na categoria dos amantes da série, e cheguei até mesmo a escrever dois livros, 100 Respostas sobre Star Wars e O Universo de Star Wars, para a Editora Abril, na época do lançamento do Episódio III. Confesso que, assim como o Nasi, também me decepcionei um pouco com a mostra.

Embora algumas peças, como o Podracer de Anakin Skywalker e o Naboo Starfighter, chegavam a impressionar pelo tamanho e riqueza de detalhes, algumas outras pareciam ser cópias de qualidade inferior ao material usado nos filmes.

No final valeu a experiência de poder ver de perto modelos, maquetes de desenhos de produção, principalmente para desenvolver conceitualmente as criaturas e naves.

Nenhum comentário: