31 outubro 2007

Imagem do dia (3)


O Travis Charest em uma personagem chamada Spacegirl, cujas tiras podem ser vistas aqui.

Cada tira desta série possui apenas um quadro (diferente das tiras regulares de jornais) o que prejudica um pouco a narrativa "diária", mas funciona de maneira razoável para a leitura de vários dias em seqüencia.

Embora a maioria das tiras sejam em preto-e-branco, algumas delas possuem aguadas de cinza (ou cinza chapado) e outras são até coloridas (sem nenhuma outra razão lógica, exceto a vontade do artista de pintar). Funciona bem como ilustração e não causa problemas na leitura diária (o resultado do material compilado num livro pode ser bem diferente).

A arte de Spacegirl lembra as tiras produzidas entre 1930-1950, quando imperava o realismo e as tiras de aventuras como Flash Gordon, Agente Secreto X-9, Jim das Selvas, Nick Holmes, Terry e os Piratas, Steve Canyon, Príncipe Valente, Tarzan, Scorchy Smithe tantas outras.

Na minha opinião, a arte de Charest, neste trabalho, tem muitas semelhanças (só semelhanças, não acho que ele está copiando ou plagiando nada) com o desenho em preto-e-branco das histórias de ficção-científica de Juan Gimenez. Aliás, Gimenez é o artista de Metabarões, série que Charest também iria desenhar no período em que esteve na Europa, mas produziu pouquíssimas páginas ao longo de alguns anos e acabou saindo do projeto.

O visual do rosto e capacete da garota também parecem com a da personagem do Quarto Poder, de Gimenez.

Nenhum comentário: