19 agosto 2006

Quem é o pai verdadeiro?

Hoje, 19 de agosto de 2006, os norte-americanos estão celebrando os 100 anos de nascimento de Philo Taylor Farnsworth (foto ao lado), o inventor da televisão, que patenteou a máquina - sob o número 1.773.980 - em setembro de 1927.

Opa! Peraí! Mas e quanto ao escocês John Logie Baird, que o resto do mundo considera o "pai" do aparelho de televisão? Não foi ele que proporcionou a primeira transmissão de TV da História, em janeiro de 1926, mostrando uma imagem do Gato Félix para um público estupefato?

Taí uma questão que embaralha a cabeça. Procurei informações numa porção de sites, nacionais e internacionais, e só fiquei mais confuso. Uns dizem que foi em 1928 que Farnsworth patenteou o televisor; outros, que a primeira transmissão foi feita realmente por Baird, mas em outubro de 1925, em Londres, para uma platéia de cientistas britânicos. O gato Félix teria sido a primeira imagem transmitida pela RCA - Radio Corporation of America, no ano em que foi fundada, em 1926, ou mesmo dois anos depois.

Mas a confusão não pára por aí. Ainda encontrei outros nomes de inventores que, no mínimo, teriam criado os precursores do televisor.

Nessas horas me lembro do velho debate sobre quem inventou o avião (Santos Dumont ou os irmãos Wright?) e a máquina de escrever (que Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália reivindicam a "paternidade").

Nenhum comentário: