10 julho 2006

Cultura Nerd?

Capa da VejaA edição desta semana da revista Veja apresentou uma matéria sobre o filme Superman - o Retorno, que trazia um box intitulado Santa Militância, Batman, sobre os fãs radicais de quadrinhos e sua infinita capacidade de incomodar e atrapalhar o trabalho dos cineastas quando das adaptações de HQs para a telona.

Nesta segunda-feira, você confere uma nota completa sobre o assunto no Universo HQ. Abaixo, segue cópia do e-mail que enviamos para a redação da Veja.

Se depois de ler a nota, você achar interessante entrar em contato com a revista, basta enviar um e-mail para veja@abril.com.br.

Não esqueça de colocar o assunto, seu nome, endereço, número do RG e telefone. E lembre-se: ser bem-educado nas colocações é fundamental.

Diretor de Redação, Veja

Assunto: Matéria Super-Homem - O Retorno

Prezado Senhor,

Em relação à matéria acima citada, quanto ao box "Santa Militância, Batman", falando sobre os fãs radicais de quadrinhos, gostaríamos de lamentar a generalização sobre o assunto.

Da maneira como foi escrita o texto, parece que todo fã de quadrinho é "xiita", o que não é verdade. A imensa maioria discerne muito bem as diferenças entre as duas mídias e sabe que adaptações são absolutamente necessárias nessa migração para a tela grande.

E quando um leitor que gosta e entende de quadrinhos tece críticas às adaptações, não está agindo como criança, mas sim torcendo para que seu hobby não seja vítima de uma péssima transposição para o cinema, o que, invariavelmente (e há vários exemplos disso), determina o fim da possibilidade de aquela franquia ser retomada na tela grande.

O fato é que as adaptações de quadrinhos que foram fiéis à essência dos personagens nas HQs são justamente aquelas que tiveram maior sucesso, justamente por conseguir alcançar a "química" de agradar tanto aos fãs antigos, quanto ao público em geral.

Por fim, em relação à sinopse do filme Super-Homem - O Retorno publicada na edição desta semana da Veja SP, vale lembrar que "Cripton" e "criptonita" estão grafadas de maneira errada, já que ambas as palavras, desde que surgiram nos quadrinhos, começam com a letra "K".

Atenciosamente,

Sidney Gusman
Marcelo Naranjo
Universo HQ

Nenhum comentário: