30 junho 2006

Fazendo o Super-Homem de bobo

Seria o Super Véio?Em minha matéria sobre os quadrinhos que satirizam o Super-Homem, publicada na revista Wizard deste mês, escrevi que a própria DC costumava colocar o Homem de Aço em situações ridículas e infantis nas capas dos gibis. Vou mostrar algumas delas aqui.

A capa de Action Comics # 251 (abril de 1959) é uma das mais emblemáticas: o Azulão fica tal e qual o Super-Véio, a paródia que a saudosa HQ Os Trapalhões (Bloch Editores) fazia do personagem até meados dos anos 80. Veja na imagem o Super raquítico e com uma barba de ermitão... pedindo carona a um helicóptero porque está muito cansado pra voar!

O pior é que o conteúdo do gibi não fica atrás no quesito tosqueira. A história é ridícula: Clark Kent bebe uma fórmula de envelhecimento rápido preparada por um cientista e, em 72 horas, se transforma num velhinho com poderes quase em nível zero.

Ho, Ho, Ho, Homem de AçoA aventura foi republicada em 1961 na terceira edição de Giant Superman Annual, que reunia outras histórias bizarras do Homem de Aço. Como a que ele virava uma espécie de Super-Paspalho (com um rosto à la Alfred Newman da Mad); ou aquela do Super-Feio (pois é, até isso o Super-Homem já foi!), sem contar outras transformações ridículas.

Quer mais? Olhem aí a capa de Action Comics # 105 (dezembro de 1946). Não é uma coisa meiga o Homem de Aço ajudando o Papai Noel a desentalar o barrigão da chaminé?

Mas tem uma que, toda vez que vejo, eu me faço a pergunta “Minha mente é assim tão ferina, ou aquilo ali parece um cena pedófila, mesmo que não tenha sido essa a intenção?”. É só dar uma olhada na capa de Action Comics # 457 (março de 1976) e tirar suas próprias conclusões.

Pra encerrar, uma olhadela na capa de World's Finest Comics # 61 (novembro/dezembro de 1952). Só faltam coraçõezinhos e flores flutuando ao redor do "trio dinâmico", Super-Homem, Batman e Robin, brincando serelepes e mimosos numa gangorra do parquinho da praça. Blearghh!

E tem muito mais coisa tosca! Quando estiver com mais tempo, vou selecionar outras capas esquisitas.

Nenhum comentário: